Desperdício Alimentar

Um dia, não vamos desperdiçar 40 toneladas de alimentos por segundo.

 

Os números são bem conhecidos, mas ainda assim impressionantes. Em todo o mundo, um terço da produção alimentar global é desperdiçada. Em Portugal, estima-se que 1 milhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente.

Ao longo dos anos, vários foram os projetos que nasceram com o objetivo de tentar salvar alguma desta comida e redistribuí-la.

 

RE-FOOD, duas causas numa só.

Combater o desperdício e a fome é a missão do movimento Re-Food – Reutilização de Bens Alimentares, criado em 2011. Os milhares de voluntários que, de norte a sul do páis, colaboram com este movimento, asseguram que os alimentos não servidos em restaurantes, cafés ou pastelarias não têm por destino os contentores do lixo e chegam a quem mais precisa. O sucesso tem sido tanto que, só nos primeiros 5 anos, o Re-Food serviu mais de 40 mil refeições por mês e chegou a 2500 pessoas.

 

Fruta Feia, o fim da “discriminação”.

Com o slogan “Gente bonita come fruta feia”, é difícil ficar indiferente à cooperativa Fruta Feia, que se dedica a combater o desperdício de frutas e hortícolas que não se enquadram em determinados padrões de cor, tamanho ou formato, e que por isso mesmo nunca chegam ao mercado. A Fruta Feia (frutafeia.pt) assegura que estes alimentos “discriminados” estão acessíveis ao consumidor final, evitando assim que sejam devolvidos à terra – este tipo de desperdício equivale a gastos desnecessários dos recursos utilizados para produção (energia, água, terras cultiváveis). No primeiro dia de atividade, em 2014, e com apenas 1 ponto de entrega, em Lisboa, a cooperativa evitou 500 Kg de desperdício.
Hoje, a Fruta Feia tem diversos pontos de entrega espalhados por todo o país.

 

Good After, no prazo está o ganho.

Desde 2016 que este supermercado online se dedica exclusivamente a vender artigos de mercearia, higiene e limpeza que estão a aproximar-se do fim do prazo de consumo preferencial ou que já o ultrapassaram (“consumir de preferência antes de”). Com entregas de norte a sul do país no prazo de 24 horas, o Good After (goodafter.com) contribui para evitar o desperdício daqueles produtos que, do ponto de vista da segurança alimentar, têm autorização de venda após a data indicada.

 

Ideia Central

Os movimentos anti-desperdício estão a ganhar terreno. Com mais de 40 toneladas de alimentos desperdiçados a cada segundo em todo o mundo, vão tornar-se indispensáveis para ajudar a solucionar o problema. Preparado para aderir ao movimento anti-desperdício?

Atenção!
A sua sessão irá encerrar
dentro de

{{ minutesToPresent }}:{{ secondsToPresent }}

Pretende continuar na sua área de cliente?

Show Timeout Session
Show Timeout Session