Saiba como consumir (Bem)

UM DIA, as nossas aspirações correspondem ao nosso consumo.

 

“Diga-me o que consome e dir-lhe-ei quem é!” Atualmente, seria complicado aplicar esta fórmula, porque a maioria de consumidores são paradoxais. Felizmente, estamos a ficar mais atentos, mas o caminho ainda é longo…

 

“Faça o que eu digo, não o que faço”.

Isto resume a maneira como fazemos as coisas. Por exemplo, de tempos a tempos comemos carne nos restaurantes e, ao mesmo tempo, somos vegans em casa. Compramos em lojas de produtos orgânicos, mas corremos para os saldos. Conduzimos SUVs mas fazemos campanha para o lixo composto nos nossos bairros. Criticamos as políticas da Amazon, mas somos clientes. Em suma, somos contraditórios.

 

De quem é a culpa?

Consumidores, cujas aspirações e valores vacilam e são precários, num mundo em mudança constante. Outro culpado, sem dúvida, são todos os requisitos que as marcas e distribuidores impingem aos consumidores. Quem foi encorajado a beber água da torneira ultimamente? Poucos. Muito pelo contrário, somos encorajados a matar a sede com água engarrafada, cada uma melhor que a anterior, aumentando a poluição mesmo à frente dos nossos olhos. Será que temos mesmo de seguir todas as ditaduras da publicidade? Claro que não!

 

Vida Longa a terceiros de confiança!

Blogs, plataformas, apps… à medida que a necessidade de consistência cresce, os consumidores podem virar-se para canais de informação que trazem clarificação aos hábitos de consumo, mas permitem viver de acordo com as suas necessidades.

O melhor exemplo desta nova forma de pensar é a App YUKA, em França. Já está instalada em 11 milhões de dispositivos. Esta App ao revelar os conteúdos de produtos alimentares está a contribuir para a evolução do mercado. É por isso que o Intermarché já removeu 142 aditivos de 900 dos seus produtos de marca branca.

Como se pode ver, os consumidores podem mudar o mundo.

Ideia Central

Crenças e consumo nem sempre andam de mãos dadas. Mas com novos “players” no mercado a monitorizar e a medir apps, os tempos estão claramente a mudar. E se a verdade e a transparência forem os principais valores de amanhã?

Atenção!
A sua sessão irá encerrar
dentro de

{{ minutesToPresent }}:{{ secondsToPresent }}

Pretende continuar na sua área de cliente?

Show Timeout Session
Show Timeout Session