Neutralidade carbónica até 2050: missão urgente

URGENTE! Sim, este é o termo certo. É urgente combater o desperdício alimentar e encontrar soluções para um problema que é de todos nós. Sobretudo quando, de acordo com os dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), 1/3 da produção mundial de alimentos é desperdiçada anualmente. Na verdade, os países industrializados desperdiçam 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos por ano, o suficiente para alimentar os cerca de 925 milhões de pessoas que passam fome no mundo.

Todo este desperdício alimentar a nível mundial gera:

- Um custo de cerca de 600 milhões de euros;

- Aumento das emissões de gases de efeito estufa;

- Diminuição das reservas de água potável;

- Elevado impacto na biodiversidade do planeta.

Por isso, temos de “tirar o desperdício” do nosso dia a dia e adotar comportamentos mais conscientes. Até porque, através de soluções simples, é possível evitar o desperdício alimentar ao mesmo tempo que poupamos dinheiro.

Combater o desperdício alimentar: a “batalha” de todos por todos

 

Mas, afinal, o que é o desperdício alimentar? Considera-se desperdício alimentar as perdas que ocorrem em qualquer uma das fases do ciclo alimentar, seja na produção, na distribuição ou no consumo. Assim, o desperdício alimentar é um desperdício de recursos, tempo e dinheiro. E tem de ser uma preocupação de todos: produtores, distribuidores e consumidores.

Quantas vezes ouvimos os nossos pais e avós dizerem “não se desperdiça comida”? Talvez não as vezes suficientes e, hoje, o problema perdura e tende a aumentar.

De acordo com a FAO, em Portugal, estima-se que mais de 300 mil pessoas passem fome. Por outro lado, todos os anos, os portugueses deitam fora cerca de um milhão de toneladas de comida. Isto significa que, em média, cada português desperdiça 97 quilos de comida por ano.

Por isso, cabe-nos a todos evitar o desperdício alimentar. E é na nossa casa que essa mudança tem de começar. Em Portugal, a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar tem como grande objetivo reduzir o desperdício alimentar para metade até 2030. Contamos consigo?

Aqui ficam algumas dicas e estratégias sugeridas pela Organização das Nações Unidas e pela União Europeia para evitar o desperdício alimentar em casa.

1. Faça listas de compras
Compre apenas o que precisa e evite compras em excesso, mesmo que isso implique ir às compras com mais frequência. Assim, reduz a possibilidade de comprar produtos que não precisa e de parte dos alimentos passarem de validade antes de serem utilizados. 

2. Evite fazer compras quando está com fome ou pressa
A possibilidade de ser aliciado a comprar produtos desnecessários é maior nestes casos.

3. Atenção às promoções
As promoções podem ser irresistíveis. Mas são também grandes inimigas do consumo consciente. Estimulam a compra de um número mais elevado de produtos, muitas vezes desnecessários e que podem acabar por se estragar. 

4. Compre alimentos vendidos a granel
Assim, pode controlar a quantidade que precisa comprar, já que a comida embalada por vir em maior quantidade e, depois de aberta, dura menos tempo.

5. Planeie as suas refeições com antecedência
Ao planear as refeições, cozinha apenas o necessário, poupando comida, dinheiro, tempo e o clima. Faça compras com maior frequência e compre menores quantidades de cada vez. Se comprar muito e metade acabar por ir parar ao lixo não lhe vai compensar em termos financeiros.

6. Comece por utilizar os hortícolas e as frutas mais maduras 
E só depois as mais verdes.

7. Congele os alimentos
De alimentos por cozinhar a alimentos já cozinhados, opte por congelar. Assim, pode ter refeições saudáveis preparadas quando tiver pouco tempo para cozinhar. Lembre-se também de apenas de conservar lotes de comida separados em porções preparadas e coloque-lhes uma etiqueta de informação.

8. Conserve os seus alimentos corretamente
Este é um passo fundamental para que os alimentos se mantenham em boas condições durante mais tempo. Por isso, verifique sempre as instruções de conservação nos rótulos, mantenha o seu frigorífico a uma temperatura entre 1º e 5°C, o congelador deve estar a -18°C e saiba o que tem nos armários e/ou despensa.

9. Pese os alimentos antes de confecionar
Caso tenha dificuldade em cozinhas as doses certas e para evitar confecionar comida em excesso, opte por pesar e medir as quantidades dos ingredientes que efetivamente precisa.

10. Aproveite as sobras
São muitas as receitas práticas e saborosas de aproveitamento de sobras para evitar o desperdício. E poupar dinheiro. Por exemplo, a fruta imperfeita ou muito madura pode ser transformada em sumos, batidos ou geleias. O pão “velho” pode ser usado para torradas, pão ralado ou açorda. Outra dica é usar recipientes de vidro transparente para que, ao abrir o frigorífico, saiba o que está armazenado em cada um.

11. Aproveite a água da cozedura dos legumes e não deite fora as cascas
A água da cozedura dos legumes é boa para sopas e para caldos. Já as cascas, como por exemplo, da cebola, limão, laranja, entre outros, pode aproveitá-las para fazer chá ou compotas.

12. Conheça os diferentes tipos de data
Saiba a diferença entre “consumir até” (informa sobre a segurança dos alimentos) e “consumir de preferência antes de” (informa sobre a qualidade dos alimentos, sendo uma expressão meramente indicativa da data de durabilidade mínima).

13. Verifique as datas de validade e organize as prateleiras
No momento da compra, dê preferência aos alimentos com um prazo de validade maior. E arrume os artigos que comprou atrás dos artigos mais antigos no frigorífico e nas prateleiras dos armários e/ou da despensa.

14. Partilhe os excedentes alimentares
Com familiares, amigos, colegas de trabalho ou vizinhos.

15. No restaurante, com opção de buffet, não tenha mais olhos que barriga
Doseie melhor as refeições e tente não exagerar na quantidade de comida que coloca no prato. Por exemplo, pode ajudar utilizar um prato mais pequeno.

16. Leve as sobras para casa
Caso não consiga comer tudo, peça uma caixa para levar as sobras consigo e comer mais tarde ou noutro dia.

Junte-se à Auchan no movimento contra o desperdício alimentar

 

Comerciante empenhado há mais de 55 anos, a Auchan assumiu um compromisso na redução do desperdício alimentar. O objetivo é procurar novas soluções que permitam evitar os desperdícios alimentares ao mesmo tempo que oferece o melhor preço para o consumidor. Sempre sem comprometer a qualidade dos produtos.

Desta forma, vendem a preços reduzidos os produtos que estão perto do fim da validade e têm uma área de self-discount, onde podem ser comprados, a preços mais baixos, frutas e legumes de boa qualidade, mas com imperfeições.

A Auchan Retail criou também a sua economia circular. Um exemplo é o bolo de banana vegan feito a partir de bananas maduras e que já não seriam comercializadas, ou a iniciativa Pão para Culinária, em que o pão do dia anterior é vendido com desconto e aquele que não for dá lugar a pão ralado.

Para além disso, a Auchan é um dos grandes promotores da venda de produtos a granel, com mais de 600 referências de produtos avulso, tais como, leguminosas, cereais, frutos secos, especiarias, chás, doces (chocolates, gomas, rebuçados), comida para animais, entre outros.

Outra mecânica adotada pelo retalhista tem sido a criação de parcerias com diferentes associações, oferecendo os excedentes alimentares. Em 2019, a Auchan doou 2,4 mil toneladas de bens alimentares, no valor de mais de 2,5 milhões de euros.

E foi no âmbito da sua estratégia que, no início de 2020, se tornou parceira da aplicação Too Good to Go. Assim, é possível comprar Magic Boxes no valor de 3,99€ e recolhê-las nos balcões das lojas. Estão disponíveis Magic Boxes com produtos alimentares, cujo prazo de validade esteja perto do fim, tais como, iogurtes, queijos, fiambre, pão, salgados, refeições frias, sandes a sumos do dia.

Entre dezembro de 2019 e maio de 2020, com esta parceria, foi possível salvar aproximadamente 1.000 refeições, chegar a 450 clientes e evitar a emissão de aproximadamente 2,5 toneladas de CO2.

Afinal, consumir melhor significa criar um mundo melhor. Por isso, escolha também comprar os seus bens alimentares nos retalhistas que se comprometem em combater o desperdício alimentar e mudar o mundo.

E, na hora de pagar, lembre-se: também nós podemos ser “parceiros”. Peça já o seu Cartão Oney Auchan e tenha acesso a um mundo de vantagens exclusivas.

Atenção!
A sua sessão irá encerrar
dentro de

{{ minutesToPresent }}:{{ secondsToPresent }}

Pretende continuar na sua área de cliente?

Show Timeout Session
Show Timeout Session