A Pegada Carbónica do Grupo Oney em 2020

O Oney compromete-se em respeitar os Acordos de Paris para limitar a sua pegada carbónica

 

A Pegada Carbónica do Grupo Oney em 2020 foi de 13 950 TEQ CO2*. Cumprindo os Acordos de Paris decorrentes da COP 21 e através do nosso próprio consumo, queremos reduzir ao máximo a nossa pegada carbónica, contribuindo para a neutralidade nas emissões de carbono.

Como especialista em soluções de pagamento inovadoras e em experiência de compra como um todo, o Oney trabalha no centro da sociedade de consumo. Consciente dos desafios sociais e ambientais que a nossa sociedade enfrenta, o Oney está empenhado em participar em iniciativas que apoiem o desenvolvimento de novas formas de consumo mais sustentáveis.

Juntos por um mundo mais justo, mais humano, mais sustentável.

 

*Excluindo o financiamento dos projetos dos nossos clientes e as deslocações dos clientes em alguns países. Alteração de metodologia entre 2019 e 2020 com passagem do GHG Protocol à metodologia ADEME TEQ CO2 : toneladas de equivalente CO2.

A nossa pegada carbónica é composta por 4 categorias principais:

 

De forma a contribuirmos para manter o aumento da temperatura média mundial abaixo dos 2 °C, o Oney implementou uma trajetória de redução das
suas emissões carbónicas baseada na metodologia SBTi (Science Based Targets initiative) e alinhada com os objetivos do BPCE.

Os nossos objetivos de redução até 2024

Redução de 10% as nossas emissões em absoluto nos âmbitos 1&2 (energia).
Redução de 8% as nossas emissões em intensidade no âmbito 3 (equipamentos IT e deslocações).
Acompanhar os nossos fornecedores estratégicos (os que representam 50% das nossas emissões relativas às compras de bens e serviços) numa trajetória de redução.

Para alcançar este resultado implementamos:

 

  • Um acompanhamento estratégico da trajetória carbónica ao nível do Grupo com todas as entidades e com a participação ativa dos responsáveis de negócio.

 

  • Ações de redução para todos as filiais e sucursais do Grupo Oney em todos os âmbitos (1, 2 & 3).

 

  • Ações de sensibilização juntos dos colaboradores sobre o impacto carbónico das nossas atividades.

 

  • Grupos de trabalho nas temáticas ligadas à trajetória carbónica (por ex. Compras sustentáveis).

 

  • Dois grupos de trabalho transversais sobre resíduos e sobre sistemas de informação.