Autenticação Forte
Autenticação Forte: nova forma de acesso à Área Cliente
A entrada em vigor da Diretiva (UE) 2015/2366 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de Novembro - Diretiva de Serviços de Pagamentos (denominada PSD2) tem novas regras que visam tornar os pagamentos mais seguros e eficientes, reduzir o risco de fraude em contexto de pagamento e fortalecer os direitos dos consumidores, determinando que quando acede remotamente aos canais digitais (Área Cliente em oney.pt e APP Oney) seja aplicada a Autenticação Forte, sendo-lhe solicitado além do fator de autenticação já existente (NIF + Código Oney Contacto) um com código de segurança remetido para o seu telemóvel.Perguntas Frequentes
- O que é Autenticação Forte?
- O que muda no acesso à minha conta Oney?
- Porque tenho de receber um código de segurança?
- Posso iniciar sessão sem ter número de telemóvel associado à minha conta Oney?
- Posso usar o código de segurança que recebi no meu telemóvel mais do que uma vez?
- Se não receber o código de segurança, o que faço?
- Recebi várias mensagens com um código de segurança. Qual devo utilizar?
- O que acontece se introduzir incorretamente o código de segurança?
- O que significa a mensagem “O código introduzido já não é válido”?
- Como posso ter a certeza de que o SMS que recebi foi enviado pelo Oney?
-
O que é Autenticação Forte?
O conceito de Autenticação Forte pressupõe a utilização de, pelo menos, dois fatores de validação pertencentes a duas categorias distintas: “algo que sabe” (um PIN ou palavra-passe de acesso); “algo que possui” (por exemplo, o telemóvel para onde pode ser remetido um código temporário, um cartão matriz); “algo que é” (a sua impressão digital “TouchID”, o seu rosto “FaceID”) -
O que muda no acesso à minha conta Oney?
A partir de agora, sempre que aceder à sua Área Cliente em oney.pt ou na APP Oney, o seu processo de iniciar sessão tem dois passos:
1. A habitual introdução do seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e do seu Código Oney Contacto.
2. A introdução de um código de segurança que lhe é enviado, para o telemóvel, nesse momento por SMS. -
Porque tenho de receber um código de segurança?
O código de segurança funciona como um segundo fator de autenticação (“algo que possui””) e é um passo obrigatório no acesso à sua Área Cliente. O código é composto por 6 dígitos e é enviado para o número de telemóvel que tem associado à sua conta Oney. -
Posso iniciar sessão sem ter número de telemóvel associado à minha conta Oney?
Sem o seu número de telemóvel não podemos enviar-lhe o código de segurança, pelo que e por forma a garantir uma maior segurança no seu acesso à Área Cliente, não será possível iniciar sessão. Para aceder à sua Área Cliente tem de submeter corretamente o código enviado para o seu telemóvel -
Posso usar o código de segurança que recebi no meu telemóvel mais do que uma vez?
Por motivos de segurança, cada código só pode ser utilizado uma vez, sendo válido para utilização por um curto espaço de tempo. Assim, sempre que iniciar sessão novamente, recebe um novo código no seu telemóvel, que terá de digitar e submeter para aceder à sua Área Cliente ou à APP Oney. -
Se não receber o código de segurança, o que faço?
Se não receber o SMS com o código de segurança, pode solicitar o envio de novo código através do botão “Enviem-me novo SMS”. Neste momento, aconselhamos que verifique o nível de rede do seu telemóvel – se estiver numa zona sem rede, é possível que não receba o código. Se já solicitou novo código 3 vezes e continua sem o receber, entre em contacto connosco através do endereço de e-mail apoiocliente@oney.pt ou através dos nossos Canais Oney Contacto. -
Recebi várias mensagens com um código de segurança. Qual devo utilizar?
Só o último código recebido é válido. Sempre que carregar no botão “Enviem-me novo SMS”, enviamos-lhe um SMS com novo código, que invalida todos os códigos emitidos anteriormente, pelo que apenas e só deve utilizar o último código que recebeu por SMS. -
O que acontece se introduzir incorretamente o código de segurança?
Por motivos de segurança, só pode introduzir o código errado 3 vezes. Ao final da terceira tentativa, o acesso à sua Área Cliente fica temporariamente bloqueado. -
O que significa a mensagem “O código introduzido já não é válido”?
Para sua proteção, a partir do momento em que é enviado, cada código só pode ser utilizado durante 2 minutos. Se recebeu esta mensagem, significa que tentou introduzir um código que já expirou e que, por isso, não pode ser mais aceite, sendo necessário solicitar um novo código. -
Como posso ter a certeza de que o SMS que recebi foi enviado pelo Oney?
Deverá sempre confirmar se o remetente do SMS que recebeu corresponde ao Oney. Se recebeu um código de segurança sem ter tentado aceder à sua Área Cliente em oney.pt ou à APP Oney, entre imediatamente em contacto connosco através do endereço: reporte@oney.pt.