Agências Bancárias
Um dia, vou à minha agência bancária só para desfrutar de bons momentos.
As agências bancárias já viveram melhores dias. O desafio advém da digitalização, pela qual cada vez mais clientes se relacionam com os seus bancos através dos canais online. A afluência às agências bancárias está, por isso, a diminuir e a levar as instituições a repensar a utilidade e o tipo de utilização destes espaços.
O programa #oneday convida a descobrir 3 conceitos Europeus que estão a reinventar as agências bancárias como as conhecemos.
Money Lounges da Virgin. O “banco sala de estar”.
No Reino Unido, a divisão de produtos financeiros de Richard Branson lançou um novo estilo de agência bancária – o Money Lounge (ou “Lounge de Dinheiro”). Nestes “bancos salas de estar” tudo está pensado para convidar ao relaxamento. Wifi, jornais e até mesmo bebidas são oferecidas aos clientes, num espaço onde as cadeiras deram lugar a confortáveis sofás.
Aqui é possível relaxar, fazer reuniões ou até mesmo trabalhar nas áreas de co-working, com total tranquilidade. Nestas salas de estar também não faltam recantos pensados para os mais novos.
Le Quartier Zukunft do Deutsche Bank: o hub local.
Outro exemplo chega da Alemanha, do Deutsche Bank. Esta lendária instituição bancária decidiu mudar o nome da sua agência de Berlim para Quartier Zukunft (que significa, literalmente, “Bairro do Futuro”). Um exemplo de um banco que é o mais digital e também o mais humano possível.
Quem visita esta agência tem a oportunidade de aprender, partilhar ou até mesmo descobrir como gerir melhor o seu dinheiro. O espaço organiza frequentemente sessões e workshops variados, onde é possível, por exemplo, aprender a fazer pagamentos em moeda estrangeira ou, no caso de um novo residente da capital, saber como tornar-se num verdadeiro “Berlinense”.
Tudo isto num espaço que não foi projetado em torno do dinheiro, mas em torno do futuro, dos sonhos e dos desejos de cada pessoa. As salas comerciais deram lugar a espaços de lazer. Um sinal dos tempos!
Maif Social Club: exploração e experimentação.
No coração do 3º arrondissement de Paris, a seguradora MAIF transformou quase 1,000m2 de espaço em novas formas de consumo, da nova economia e da sustentabilidade.
O espaço, que é de entrada livre, acessível a clientes e a não clientes, convida a aprender mais sobre os desafios do amanhã através de workshops e eventos, por entre testes e experiências. Com a promoção de atividade, debates, exposições, filmes e curtas-metragens, o Maif Social Club está a comprometer-se com uma visão mais colaborativa da sociedade.
Desde a abertura, em novembro de 2016, conta já com 100 mil utilizadores registados.
Ideia Central
Quando somamos gastos com imóveis, manutenção e colaboradores, percebemos que os custos das agências bancárias são elevados. No entanto, este não parece ser um tema de receita. A ideia passa mais por deixar que as pessoas experienciem o seu banco, por expressar uma visão e, provavelmente, por reforçar a ligação aos atuais clientes, num mundo onde a competitividade é crescente. Estes são exemplos a seguir, mas que também levantam questões: em 2017, o banco ING fechou 2 dos seus ING Cafés, em Paris e Lyon, em França, por terem sido considerados muito dispendiosos.