Assistentes Virtuais Na Banca

Um dia, temos um consultor bancário no bolso.

 

Os assistentes virtuais estão em todo o lado. Eles dizem-nos o tempo, tocam a nossa música favorita e até conseguem fazer as nossas compras… Porque não ajudar-nos a gerir melhor o nosso dinheiro? É o que os bancos e os GAFA prometem num futuro próximo.

 

Todos estão a adotá-los.

Entre hoje e 2020, 50% das pesquisas online serão por voz. Não é surpreendente que cada vez mais bancos estejam interessados nesta tecnologia.
A banca tem tido um progresso incrível devido à Inteligência Artificial. Agora, o setor bancário está cada vez mais voltado para as tecnologias existentes. A PAYPAL fez uma parceria com a SIRI e a AMERICAN EXPRESS com o AMAZON ECHO. Os serviços disponíveis vão desde a consulta do saldo aos pagamentos. Outros bancos desenvolveram as suas próprias aplicações, tal como o ActivoBank, em Portugal, que para além dos serviços “tradicionais” também pode ajudar a encontrar a sucursal mais próxima e transferir dinheiro para amigos.

 

O objetivo: pôr a banca no coração da customer journey.

As visitas às sucursais físicas estão em queda nos últimos anos e os call centres representam um custo, que pode ser substancialmente reduzido através do uso destes agentes conversacionais. Ao criar estas tarefas, estes agentes terão sem dúvida um papel a representar. Imagine que amanhã o seu assistente pessoal analisa os seus gastos, o chama à atenção para isso, o ajuda com o orçamento das suas compras e a poupar dinheiro mais eficientemente. Uma espécie de assistente bancário disponível 24h por dia.

 

Olá, Oleg!

Esse assistente bancário pessoal já existe. Chama-se OLEG e pertence de um banco russo, o TINKOFF BANK. É provavelmente o mais avançado assistente desenvolvido por um banco, até à data.
O OLEG pode dizer-lhe o seu extrato, imprimir a sua informação bancária, transferir dinheiro e até aconselhá-lo sobre onde investir ou comprar ações. Equipado com a capacidade de autoaprendizagem, o OLEG melhora de dia para dia e pede várias vezes explicações ou confirmações, quando em dúvida, tranquilizando os utilizadores. O nome OLEG não foi escolhido ao acaso: é o nome do fundador do banco. Um pouco como o fundador comunicasse com os seus milhões de clientes. Chamamos a isto uma relação reinventada.

Ideia Central

Cada vez mais inteligentes, os assistentes virtuais são capazes de processar e dar resposta a pedidos de ordem prática (ver saldo, dar detalhes da conta, etc) e aos mais avançados requisitos (pagamentos, transferências e aconselhamento), tudo num ambiente seguro.
Ainda é cedo para dizer quem vai ganhar esta corrida: os GAFA ou os bancos.