Carpooling

Um dia, tenho vergonha de conduzir sozinho.

De 16 a 22 de setembro celebra-se a Semana Europeia da Mobilidade. Para assinalar a data, olhamos para uma tendência crescente: o carpooling (partilha de viagens ou partilha de boleias) de curta distância. Um conceito com o qual todos saem a ganhar em termos de desenvolvimento sustentável e da criação de uma conexão social.

 

1.2 passageiros por carro.

Em Portugal, esta é a média de ocupação de em automóvel. Ao ampliar este número para 2, seria possível reduzir o número de carros que circulam na estrada em um terço. Se pensarmos que, todos os dias, nas grandes cidades, as filas de trânsito se estendem por quilómetros e quilómetros e que só a poluição custa em torno de 60 mil milhões de euros à Europa, em custos com cuidados de saúde, então a partilha de carro pode bem ser uma alternativa necessária ao nosso futuro.

 

Opções não faltam.

Boleia.net, BlaBlaCar, Europe Carpooling, Via Verde Boleias…Plataformas não faltam para quem quer partilhar viagens sem esforço ou preocupações.
O líder europeu destas plataformas, que também está em Portugal, é a BlaBlaCar (com 70 milhões de utilizadores em 2019), que lançou recentemente a sua própria APP para viagens partilhadas de curta distância: a BlaBlaLines.
Em 2017, a Brisa lançou a Via Verde Boleias, plataforma de carpooling onde é possível fazer parte de grupos públicos e privados. Existem grupos de empresas, de universidades e até mesmo de clubes de futebol.

 

Também para as empresas.

A Boleia.net existe desde 2013 e também se tem concentrado no carpooling de trajetos curtos. A plataforma decidiu em 2015 criar um serviço de partilha de viagens para empresas. O serviço – Empresas.boleia.net – está disponível tanto para colaboradores que pretendam partilhar viagens e custos de deslocação com colegas de trabalho como para empresas. O objetivo: levar a que estas possam disponibilizar o carpooling aos seus colaboradores. Com este tipo de estratégia, é possível criar uma vasta rede e atrair os utilizadores de amanhã… Os futuros car-poolers.
Pronto para se juntar ao movimento?!

Ideia Central

Se as DNVB estão a sair-se bem, é porque estão a ir ao encontro das necessidades dos consumidores que dão mais importância à qualidade do que ao preço, à experiência do que à variedade de escolha. Estes consumidores prestam atenção ao que é autêntico e ao que é ético. Agora, resta saber como vão as marcas mais tradicionais reagir a estes players. Vão optar por modificar o seu modelo de negócio? Vão juntar-se às DNVB? Ou vão chegar ao ponto de as adquirir? Só o tempo o dirá.