Clientes Habituais
Um dia, todos temos uma conta pré-paga na nossa loja favorita.
Negócio e fidelização são duas palavras que sempre ficaram bem juntas. Ambas se sustentam mutuamente para criar uma colaboração frutífera. Tendo em conta este equilíbrio delicado, as contas pré-pagas parecem oferecer uma solução duplamente benéfica, tanto para o comerciante como para o cliente.
O exemplo do Starbucks.
Os felizes detentores de um cartão Starbucks (ou da sua App) não têm de pegar na carteira para pagar pela dose diária de cafeína. Além do mais, são frequentemente agraciados com pequenos extras, como aquela dose adicional de chantilly que faz toda a diferença... Tudo o que precisam é de carregar com dinheiro a sua conta pré-paga. Assim se conquista um cliente fiel e regular.
“Les Habitués” (“The Regulars”) estão a transformar as lojas locais.
Lançada em 2016, a app Les Habitués está a reinventar o antigo sistema de “leve agora, pague depois”. Aqui, porém, o pagamento não acontece posteriormente. Ao invés, a conta que temos nas nossas lojas favoritas é carregada de antemão com um valor que fica em saldo para gastarmos quando quisermos. Tudo isto é simples, intuitivo e acontece através da app.
Em termos de experiência, assim que o cliente habitual entra na loja é imediatamente reconhecido – o que significa que pode ser cumprimentado pelo nome, por exemplo, ou que é possível perguntar-lhe se ficou satisfeito com a sua última compra. Sem necessidade de ir à procura de troco ou de perder tempo em filas para pagar. A compra é automaticamente debitada e o cliente recebe o recibo diretamente na app. O conceito popularizou-se: 50 mil utilizadores já se registaram como “habituais”, representando cerca de 15 milhões de euros em pré-pagamentos. Para o comerciante, o que significa?
Fluxo de caixa e fluidez.
Com este sistema, o pagamento é 4 vezes mais rápido face aos sistemas tradicionais, o que significa menos filas e menos tempo de espera. Mas o mais importante é o facto de, com este sistema, o comerciante ter fluxo de caixa e visibilidade sobre o seu negócio. Isto permite-lhe planear com antecedência e disponibilizar ofertas ou promoções aos clientes mais fiéis. E funciona: a app afirma que, em média, o carrinho de compras dos clientes habituais é 30% maior… Isto sem mencionar a boa vontade gerada pelo “passa a palavra”. Fidelização + recomendação: com uma conta pré-paga, todos saem a ganhar.
Crédito foto : Starbucks
Ideia Central
Os detentores dos cartões pré-pagos do Starbucks gastaram, em 2018, 1.6 mil milhões de dólares nas suas contas. Este valor prova que as pessoas apreciam o sistema. Para muitos comerciantes, sobretudo os locais, esta solução pode ser adicionada aos serviços que já hoje oferecem, dando-lhes uma vantagem competitiva que pode revelar-se crucial.