Comércio Social

Um dia, há um botão "Comprar" ao lado do "Gosto"!

 

É do conhecimento geral que 3 coisas contam nos negócios: 1) Localização, 2) localização e 3) localização. Em resumo, tens de estar onde as pessoas estão. Se transpusermos este princípio para o mundo digital, naturalmente somos levados para as redes sociais!
Não admira que as soluções de comércio social estejam a aumentar.

 

Por que devo fazer comércio social?

A resposta está num número-chave: 2 horas e 22 minutos. É o tempo médio que passamos por dia nas redes sociais (fonte: Globalwebindex 2019). Em 2012, foram apenas 90 minutos. Em casa, nos restaurantes, no escritório, nas férias, com a família ou entre os amigos, esta "atividade social" está a ocupar mais do nosso tempo. As marcas já entenderam isso: o investimento publicitário nestes novos canais digitais ultrapassou agora o gasto em publicidade impressa (84 mil milhões de dólares a nível global contra 69 mil milhões de dólares). Depois da publicidade, por que não o comércio?

 

Como se define o comércio social?

O que é exatamente o comércio social? Historicamente, a definição tem sido bastante ampla. Embora simples "partilhas", "recomendações" e "gostos" tenham sido considerados como parte do comércio social, teria sido mais correto falar de marketing social. Mas hoje, com o aumento do poder de dropshipping e micro-influenciadores, e as partes interessadas que permitem e facilitam as vendas diretas nas redes sociais, a definição inclui mais uma vez o retalho. Até se assemelha ao que podemos chamar de compras sociais.

 

Quem está hoje a fazer comércio social?

Sentir-nos-íamos tentados a responder "Todos!", mesmo que alguns o façam melhor do que outros. Desde 2013, a STARBUCKS e a sua campanha TWEET A COFFEE têm permitido aos clientes sincronizar a sua conta de TWITTER na sua conta STARBUCKS, que por si só está sincronizada com o seu cartão de crédito, de forma a oferecer cafés. Tudo o que tens de fazer é tweetar "@tweetacoffee to@..." adicionando o nome de um amigo para que recebas um cartão-presente eletrónico para gastar num café. No entanto, em apenas alguns anos, as coisas melhoraram e até aceleraram para ir além de uma simples operação de marketing e para criar um canal de vendas totalmente estruturado.

 

Comércio social: o modelo perfeito para a moda?

É porque a moda em si é um mercado pioneiro? Ou simplesmente porque depende muito de influenciadores? Continua, sem dúvida, a ser o sector mais representativo do comércio social. Um dos maiores jogadores é a 21 BUTTONS. Uma mistura perfeita de PINTEREST e INSTAGRAM, a app, fundada em Barcelona em 2015, permite que cada utilizador publique os seus looks favoritos, partilhe e coloque em cada artigo um 'botão'. Trata-se, de facto, de uma ligação de afiliação que aponta para o site do retalhista que vende a peça de vestuário. Hoje a aplicação conta com 6 milhões de utilizadores, conhecidos como 'Buttoners' e permite-lhes, naturalmente, ganhar comissão sobre as vendas que geram. É este princípio, a meio caminho entre uma rede social e um mercado, que a POSHMARK desenvolveu em larga escala.

 

É a POSHMARK a maior retalhista de moda social do mundo?

Com mais de 40 milhões de utilizadores, a POSHMARK está a redefinir os contornos do comércio social. A app, criada em São Francisco em 2011, permite que mais de 40 milhões de membros comprem e vendam em segunda mão roupas de designer através de 'Posh Parties'. As vendas temáticas (padrões, 80's ou por marca) incentivam a discussão e o intercâmbio com pessoas com gostos semelhantes. É uma nova forma de comprar que é humana, em estilo de conversa e que convida à interação. A técnica parece funcionar, já que a aplicação regista entre 23 e 27 minutos de ligação por dia de cada membro. Não admira que a POSHMARK esteja classificada entre as aplicações de compras mais populares dos Estados Unidos. Mas em termos de popularidade, outra app já está no topo do pódio.

 

FACEBOOK: a primeira rede social de compras do mundo?

A empresa de Mark Zuckerberg é realmente ativa. Depois de ter lançado a banca de redes sociais através do WHATSAPP, anunciou o lançamento de SHOPS, uma nova funcionalidade no FACEBOOK e INSTAGRAM dirigida a empresas que queiram vender online. As FACEBOOK SHOPS vão permitir que os clientes descubram novas marcas, naveguem em gamas completas de produtos e até mesmo encomendar no site da empresa ou loja, sem terem que sair da app. Com mais de 2,6 mil milhões de membros ativos todos os meses no FACEBOOK e mil milhões no INSTAGRAM, a empresa do polegar azul possui uma impressionante área de captação!

Ideia Central

Fazer compras online nunca foi tão fácil. Depois do dropshipping, as redes sociais estão agora a oferecer às empresas e às pessoas comuns as ferramentas para criarem as suas próprias lojas e venderem com facilidade. É uma prova adicional que mostra que, mais do que nunca, aquele que cria o desejo de comprar agora capta a maior parte do valor.