Compras Conscientes

Um dia, a minha pegada de carbono decide o que vou comprar.

Doconomy, a startup sueca que fez manchetes este verão, disponibiliza um cartão bancário que estima a pegada de carbono das nossas compras. O objetivo: ampliar a nossa consciência para o impacto do consumo no planeta.

Truque ou um cartão bancário verdadeiramente verde?

Imagine.

Está a comprar um par de calças de ganga com o seu cartão bancário e o terminal de pagamento diz: “Lamento, mas a sua compra prejudica a sua pegada de carbono. Transação recusada”. Ficção científica? Com a Doconomy, não propriamente. Esta é a primeira startup a disponibilizar um cartão bancário que analisa as nossas compras em tempo real e lhes confere uma consciência ambiental.

Cartão branco ou preto?

Existem dois tipos de cartão. O cartão branco é a versão básica que se liga ao smartphone e envia um alerta em tempo real, permitindo-nos monitorizar a nossa pegada de carbono em cada compra.

O cartão preto vai mais além. Se a compra exceder o limite de carbono estabelecido pelo titular, a compra é bloqueada. É o que a startup apelida de “Ação Climática Quotidiana”, uma forma de sensibilizar para o efeito que o nosso consumo diário tem sobre o clima.

Como funciona?

O principal desafio está em medir com precisão a pegada de carbono de cada artigo. A startup recorre ao index Aland para o fazer. Trata-se de uma calculadora que disponibiliza estimativas sobre métodos de produção e níveis de carbono por tipologia de produto. É neste ponto que o sistema denota limitações. Como consegue diferenciar entre um produto local e um produto que viajou de avião? Entre uma viagem de táxi num carro a diesel e uma viagem num híbrido? Até ao momento, a Doconomy não o faz. Porém, trata-se de um passo na direção certa, que continuará a melhorar e a encorajar-nos a questionar o que consumimos. E isso é bom.

Ideia Central

É positivo utilizar um cartão de pagamento para influenciar os nossos hábitos de consumo? Para o planeta, é certamente. Em termos de experiência de cliente, talvez seja questionável. Não seria melhor alertar o consumidor antes de este chegar à caixa de pagamento?