Desconto Inteligente

Um dia, somos todos consumidores sensatos… embora nem sempre.

 

Qual foi a marca que chegou ao 3º lugar dos favoritos, em França? ACTION: uma cadeia holandesa dedicada ao desconto inteligente. Uma tendência que não está limitada apenas a França: nos EUA, mais de metade das lojas que abriram este ano são retalhistas que praticam o desconto inteligente, como por exemplo o DOLLAR GENERAL ou o ALDI. Coincidência ou uma nova tendência no retalho?

 

Da zona de descontos do supermercado… para o centro da cidade!

Durante anos, produtos baratos e de armazém foram despejados em caixotes gigantes nos corredores centrais dos hipermercados. Tínhamos de procurar muito bem para encontrar uma pechincha ou algum item que nos alegrasse as compras. Mas, ultimamente, o desconto inteligente tornou-se num produto de eleição dos consumidores, nas idas às compras.

 

Pechinchas, diversão… e surpresas!

Com o crescimento da internet vieram os sites de comparação de preços, as críticas dos clientes e as vendas anuais. Os consumidores estão a otimizar os seus hábitos de compra. Sabem que podem levar o tempo que for preciso para comprar, sem ter de sair de casa! Pode dizer-se que estes “novos bazares” não têm lugar no atual ambiente Cartesiano e ético. No entanto, é exatamente o oposto!

 

FLYING TIGER COPENHAGEN, FUNNY, PRIMARK…

Todas estas marcas são baseadas no preço baixo e nas últimas tendências: de decoração, comida, acessórios, produtos de beleza. Com ampla variedade de escolha, todos estes retalhistas personificam este consumo alternativo, que nos permite fazer compras por impulso sem comprometer a carteira.
Na Internet, a campeã é a WISH. A app diz receber 2 milhões de encomendas por dia e ter 90 milhões de utilizadores mensais. Mas esta tendência está a chegar aos centros das cidades, abandonadas pelos retalhistas mais “clássicos”. Este é o novo campo de batalha das lojas de descontos inteligentes. Após 450 aberturas de loja, foi assim que a holandesa ACTION se instalou no coração de Lyon e Metz, principalmente em centros comercias.

 

Prazer com culpa?

Em tempos de consumo reduzido e ético, é legítimo ter algumas dúvidas quanto ao sucesso destas marcas, devido ao atual estado do mercado. Dado o número crescente de novas lojas e de novos “players” no mercado, este consumo não parece estar a dar sinais de abrandamento.
Quem disse que os consumidores são sensatos?

Ideia Central

A uma certa altura chamávamos-lhes lojas dos 300. Agora chamamos-lhes “descontos inteligentes”. Lojas que muitas vezes não têm stock e estão permanentemente a mudar para seduzir o consumidor.
E se elas nos ajudassem a reconciliar com as idas às compras?