Ecrãs Inteligentes

Um dia, os ecrãs são os melhores vendedores.

Podemos não gostar da forma como os ecrãs estão a invadir todos os aspetos da nossa vida. No entanto, temos de reconhecer que eles têm um certo poder de atração, ainda mais agora que são equipados com a última tecnologia e são capazes de interagir.

 

Serão os ecrãs a melhor forma de publicidade?

Poderá pensar-se que sim, tendo em conta o seu número crescente e as suas localizações. Mas eles não são felizes a transmitir apenas as mensagens das campanhas de marketing: agora, eles são vendedores excecionais. Deixaram de ser galerias de imagens, para passar a ser verdadeiras lojas. Presentes nos centros das cidades e no metro, permitem, agora, aos consumidores comprar o jantar que será entregue em sua casa daí a uma hora.

Há alguns anos, a marca de moda americana KATE SPADE SATURDAY instalou 5 ecrãs em Nova Iorque com o objetivo de testar as melhores localizações. Desde então, a palavra montra ganhou um novo significado.

 

E se a sua próxima campanha de publicidade iluminasse as janelas dos carros?

Boas localizações são sempre caras e a publicidade não é exceção à regra. Exceto, talvez, graças à GRABB-IT, uma start-up sediada em São Francisco que transforma as janelas dos carros em ecrãs de publicidade digital. Equipados com tecnologia publicitária, os veículos podem aceder, e até estacionar, nas áreas mais frequentadas da cidade.

O efeito produzido por este tipo de tecnologia é espantoso: a atenção dos transeuntes é captada de imediato. E a informação recolhida dá confiança aos anunciantes, especialmente porque a tecnologia permite contar o número de visualizações e fazer a monitorização em tempo real da eficácia da campanha.

 

Até um frigorífico pode transformar-se num canal de comunicação!

A WALGREEN, uma das maiores cadeias de farmácias do mundo tem estado a testar há muitos meses arcas refrigeradores inteligentes. O princípio? Toda a superfície de vidro é um ecrã que apresenta o produto que está à venda no seu interior. Esta representação dos produtos, chamada planograma, tem duas vantagens. A primeira, em termos visuais de merchandising: todos os produtos são expostos impecavelmente e comunicam em tempo real o seu preço e promoções associadas. A segunda, é que estes ecrãs estão equipados com sensores que analisam a expressão e o comportamento dos consumidores de forma a recolher informação rigorosa para os anunciantes.

O objetivo é ‘animar’ o ecrã com a promoção de produtos que têm a ver com a pessoa que está à sua frente. E porque não fazê-lo em função do seu estado de espírito ou do seu estatuto de cliente VIP? Personalizar e fazer o reconhecimento emocional poderá levar a experiência de compra e relacional a uma nova dimensão. Cada vez mais inovador, o ecrã está longe de deixar de ser a mais importante ferramenta de publicidade para marcas e anunciantes!

 

Créditos: Wallgreen, Coolerscreens

Ideia Central

Enquanto despendemos muito tempo a olhar para ecrãs, o contrário também é cada vez mais verdade. Presentes em quase todo o lado, e agora equipados com a última tecnologia, estas ferramentas de publicidade captam a nossa atenção para nos escrutinar, ler e compreender melhor.