Espaços Inovadores

Um dia, as lojas só vendem experiências.

 

Este Verão, é quase certo que se refugie no ar condicionado dos centros comerciais ou das lojas. Estes locais estão no auge da transformação e desempenham um papel elementar na experiência. O #oneday leva-o para um refrescante passeio.

 

Um hotel que é o interior de uma loja de design (e vice-versa).

Muji, a icónica marca japonesa de decoração, está novamente a dar o salto: abriu o seu terceiro hotel em Tóquio, no movimentado bairro de Ginza. Depois de Shenzen e de Pequim, na China, a marca – que introduziu o minimalismo em milhões de casas – está a oferecer uma estadia verdadeiramente relaxante aos habitantes locais e aos turistas, na capital Japonesa.

O hotel de 70 quartos tem todos os elementos que fazem parte do ADN da marca: a decoração é em madeira e vime, as cores sóbrias, os assentos confortáveis. No espaço existe um restaurante e uma boutique onde os hóspedes podem comprar alguns dos artigos que já tenham experimentado. A estadia varia entre os 120€ e os 450€, mas o lucro é apenas um dos aspetos do projeto.

 

Criar pontos de encontro entre as marcas e o público.

As marcas estão à procura de estabelecer pontos de contacto. Espaços onde podem expressar na totalidade o seu know-how e visão e dar mais sentido à sua missão.

A marca de desporto New Balance está a abraçar esta tendência, ao anunciar a construção de um novo tipo de complexo. Chama-se The Track, fica em Boston e vai alojar um centro polidesportivo com campos e pistas, um laboratório de investigação e um espaço para concertos. O objetivo: criar novas oportunidade e interagir com milhares de atletas e de entusiastas do desporto, para conhecer melhor as suas necessidades e conseguir dar-lhes resposta.

 

Também em Portugal.

Por cá, também há marcas que estão a apostar em espaços diferenciadores. Em 2018 a Repsol inaugurou um novo conceito de loja em Lisboa, na 2ª Circular, com um lounge que convida os condutores a recarregarem baterias: confortáveis sofás, Wi-Fi, ecrãs LCD, carregadores de telemóveis e uma cafetaria dão o mote a uma experiência diferente da que habitualmente encontramos num posto de abastecimento de combustível. Para descansar, trabalhar ou socializar.

A tendência está, no entanto, longe de ser seguida somente pelas grandes marcas. Em Portugal existem exemplos notáveis. É o caso da Organii Concept Store, na LX Factory, em Lisboa, que tem apostado em aliar diferentes experiências de bem-estar. Além de produtos de cosmética biológica, a loja da marca portuguesa comercializa peças de design de interiores e acolhe um espaço dedicado a terapias alternativas onde é possível adquirir comida também ela biológica. Existe ainda um SPA biológico cem por cento em linha com a filosofia do espaço.

Na hotelaria, não faltam bons exemplos. Em Alvide, na Serra de Aire, o Cooking and Nature Emotional Hotel propõe acordar em quem nele se hospeda um conjunto de emoções e já integrou a lista dos hotéis mais “cool” do mundo. Os 12 quartos têm 12 temas, cada um pensado para invocar emoções diferentes, desde “Simplicidade, Meditação” a “Curiosidade, Surpresa”. No lugar de um restaurante, o Cooking and Nature propõe um espaço onde cada hóspede cozinha a sua própria refeição, com a opção de aulas supervisionadas por um chef e onde os protagonistas são os produtos locais.

Ideia Central

Para se ser bem-sucedido no futuro, mesmo na era digital, importa ganhar destaque na vida real. Esta é, pelo menos, a mensagem destas marcas, preocupadas acima de tudo em estabelecer ligações com os seus clientes, ao invés de comercializar somente bens e serviços.