Férias Solidárias

Um dia, as férias vão ter mais significado.

Em 2018, o número de turistas em todo o mundo foi superior a 1.4 mil milhões. Em 2030, serão mais de 2 mil milhões de pessoas. Este amplo movimento populacional não é isento de consequências para a pegada de carbono e para o clima, a gestão de resíduos, a cultura e até mesmo a economia. Tendo em conta esta vaga, uma alternativa mais consciente está a desenvolver-se por todo o mundo.

 

Viajar e partilhar.

Duas palavras que resumem a filosofia por detrás da agência DOUBLE SENS (Duplo Significado). Criada em 2006, a organização nasceu do desejo de disponibilizar uma forma diferente e mais responsável de viajar: promover encontros com a população local, bem como a partilha de cultura e atividades. Os turistas podem ser convidados a participar em iniciativas locais: renovar casas tradicionais no Benin, restaurar fachadas em Cabo Verde ou fazer um levantamento de animais protegidos na Namíbia. A agência de viagens vai mais além e considera a viagem na sua totalidade.

 

É necessário compensar.

A indústria do turismo e do transporte está a compensar cada vez mais a pegada de carbono deixada pelas viagens de avião, participando de iniciativas ambientais: programas de reflorestação ou de financiamento mais sustentáveis para populações carentes, por exemplo.
Para compensar as 3 toneladas de carbono emitidas por cada viajante, a DOUBLE SENS doa €25 por viajante a famílias peruanas. O dinheiro é destinado a adquirir fogões a lenha mais económicos e seguros. Para encontrar significado, não é preciso ir aos confins da Terra.

 

Viajar com consciência.

A VOY’AGIR deixa que os viajantes partilhem moradas onde a sustentabilidade é uma prioridade. Encontrar lojas de “Slow Fashion”, vegan, restaurantes anti-desperdício e acomodações amigas do ambiente, em Paris, Bordéus, Suécia e até em Marrocos…

 

Devolver às comunidades.

Experiências reais e “grandes aventuras”, que fazem a diferença. Para a Intrepid Travel, viajar significa ter um impacto positivo no planeta e nas comunidades. O operador turístico, presente em todo o mundo, foi um dos primeiros a implementar uma filosofia de pegada de carbono neutra, tendo sido pioneiro ao abolir as viagens com elefantes. A Intrepid Travel investe ainda em comunidades locais e em iniciativas de direitos humanos (com enfoque na proteção das crianças), de conservação ambiental e de proteção dos animais. Através da Intrepid Foundation, tem doado milhões de dólares a diversos projetos locais espalhados pelo mundo.

 

Aventuras com impacto positivo.

A Much Better Adventures nasceu no Alpes e dedica-se a criar experiências de aventura ao ar livre. Com enfoque em pequenas viagens na Europa, o operador aposta numa forte componente ética e de responsabilidade, apoiando uma comunidade global de negócios independentes. Mais: a Much Better Adventures doa 5% do volume de vendas a diversos projetos, tanto de apoio a economias locais como de conservação, trabalhando com a Cool Earth, instituição de solidariedade que se dedica a combater as alterações climáticas. Numa das viagens que a Much Better Adventures propõe está, por exemplo, um tour de 3 dias na Albânia com ativistas locais, vocacionado para ajudar a salvar o Vjosa, aquele que é um dos últimos rios selvagens da Europa. Se o turismo nos muda, também nós podemos mudar o mundo com o turismo.

Ideia Central

Por um lado, a indústria do turismo (transporte, alojamento, alimentação, etc.) representa, sozinha, 8% das emissões de gases de efeito de estufa. Por outro lado, também representa 10% do PIB mundial. Tal cria uma alavanca impressionante para o desenvolvimento sustentável que, com o devido cuidado, pode tornar-se numa oportunidade real para todas as comunidades. As escolhas corretas estão nas nossas mãos.