Neobancos

Um dia, os retalhistas também são um banco.

 

As atividades da banca já não estão reservadas apenas aos bancos. Na sequência das GAFAM, que têm avançado para contas bancárias de clientes individuais, agora as plataformas de criação de lojas online estão diretamente a dirigir-se aos e-comerciantes com ofertas adaptadas ao seu negócio. Os bancos tradicionais devem estar preocupados? Talvez...

 

Neobanks e o GAFAM atacam o mercado bancário.

Os grandes players estão interessados em pagamentos e ainda mais nas atividades bancárias. Neobancos, GAFAM, plataformas de intermediários financeiros... a criação e gestão de contas bancárias deixou de ser reservada aos "bancos tradicionais". Todas estas soluções são mais como extensões dos serviços oferecidos para ajudar o cliente, consumidores e comerciantes eletrónicos a tornar as suas compras ou atividade mais fluidas. Depois da GOOGLE, APPLE, SAMSUNG e até da AMAZON, é agora a vez da SHOPIFY lançar uma conta bancária para todos os seus clientes.

 

O SHOPIFY sonha ser um neobanco?

A plataforma que lhe permite criar e desenvolver facilmente um site de e-commerce aproveitou ao máximo o confinamento para lançar uma série de declarações. Entre elas está o SHOPIFY BALANCE, uma conta bancária profissional com cartão de débito gratuito. Mesmo que a empresa canadiana com mais de 800.000 clientes não planeie tornar-se um banco por si só, entendeu que parte do seu futuro reside no desenvolvimento do seu negócio de fintech. Efetivamente, só nos EUA, 40% dos empresários gerem o dinheiro da sua empresa a partir da sua conta pessoal. Qual é a razão para isto? A falta de soluções adequadas oferecidas pelos bancos tradicionais a estes novos retalhistas. Além das tarifas vantajosas, procuram um parceiro que compreenda perfeitamente o seu negócio e seja capaz de se adaptar a ele. Foi o que o SHOPIFY entendeu.

 

Neobanks satisfazem as necessidades dos e-comerciantes.

Inicialmente lançado nos Estados Unidos, o SHOPIFY BALANCE oferece uma conta corrente juntamente com um cartão de pagamento virtual ou físico que pode ser personalizado com as cores da empresa. Mas o que é mais interessante para os comerciantes eletrónicos é o novo serviço bancário que lhes permite ter fundos disponíveis no mesmo dia do pagamento. Este pagamento acelerado porá termo às discrepâncias de fluxos de caixa. Os outros serviços incluídos na oferta do SHOPIFY incluem promoções em despesas profissionais, planeamento a prazo e gestão de fluxos de caixa. Todos estes serviços personalizados apelarão aos comerciantes eletrónicos e ao número cada vez maior de pessoas que querem começar um negócio online.

 

Os bancos recorrem cada vez mais aos comerciantes eletrónicos.

Só em 2019, o comércio eletrónico global cresceu em dobro (mais de 11%) atingindo $2 triliões de dólares. Impulsionado pelos marketplaces, plataformas de criação de sites e o dropshipping, bem como pela pandemia COVID-19, o mercado continua a crescer e a atrair novos comerciantes. A maioria são PME que querem tirar partido de soluções de pagamento seguras e inovadoras para as suas empresas. Por conseguinte, não é de admirar que surjam novos produtos nesta área. Espreite o PAYPLUG. Esta solução de pagamento de cartões bancários francesa, que é adequada para todas as plataformas de desenvolvimento de sites de comércio (SHOPIFY, MAGENTO, PRESTASHOP, etc.) acaba de constituir uma parceria com a ONEY para integrar o pagamento em 3-4 prestações. Um verdadeiro bónus que permite aos estreantes de e-commerce profissionalizarem a sua atividade ainda mais... e quem sabe, talvez amanhã eles irão competir com os gigantes do comércio eletrónico. É o que todos esperamos!

Ideia Central

Com a ascensão do e-commerce, estão a ser desenvolvidas novas soluções. É o caso do sector bancário. Recentemente, a SHOPIFY lançou a sua própria conta bancária, desenhada e desenvolvida especificamente para clientes com comércios eletrónicos. E se o futuro dos bancos estivesse mais do que nunca ligado à experiência dos clientes e às necessidades dos retalhistas?