Pagamentos Biométricos
Um dia, pagamos com reconhecimento de veias!
Neste jogo incessante de polícias e ladrões, todos competem para proteger ou roubar bens, dados ou dinheiro de outras pessoas. Na louca corrida ao “armamento”, o pagamento biométrico ocupa um lugar de destaque nos sistemas de proteção. Depois de impressões digitais e reconhecimento da íris, agora estamos interessados no seu padrão de veia. Segurança: está debaixo da sua pele!
O que é o pagamento biométrico?
Aqui fica uma breve explicação de como chegámos aqui. Com os pagamentos sem dinheiro e o comércio eletrónico, a questão da segurança e da autenticação tornou-se uma prioridade tanto para os retalhistas como para os consumidores. É por isso que o PIN de 4 dígitos, conhecido apenas pelo titular do cartão, foi apresentado. Em seguida, 3D Secure foi adicionado. Esta é a mensagem de texto enviada diretamente para o seu telemóvel contendo um código único, válido por um tempo limitado, para confirmar o pagamento. Paralelamente, os avanços tecnológicos nos nossos smartphones permitiram reforçar a segurança. Estamos a falar de reconhecimento de impressão digital, facial e íris. Estes permitiram assegurar e simplificar os pagamentos. Mas não tiveram em conta a engenhosidade dos burlões.
Qual é o melhor sistema de pagamento biométrico?
Um cartão bancário (mesmo que tenha sido significativamente desenvolvido), um PIN e um telemóvel podem ser todos roubados ou extorquidos. As impressões digitais podem ser recuperadas e até os rostos podem ser roubados! Em Março passado, soubemos que a CLEARVIEW AI, uma empresa americana, teve a sua base de dados pirateada. Quais foram os danos? 3 biliões de rostos revelados! A empresa abasteceu e geriu informação biométrica para centenas de empresas, agências governamentais, bancos e grupos sem fins lucrativos... uma perda considerável que nos lembra até que ponto dependemos da tecnologia.
E se pagássemos com o nosso padrão de veias?
Esta é a ideia da HITACHI do Japão. Há vários meses que esta gigante de alta tecnologia oferece aos bancos locais um sistema de autenticação biométrico completamente novo, baseado no reconhecimento das veias da palma das nossas mãos. A tecnologia oferece 3 vantagens significativas:
- As nossas veias são únicas e não são tão facilmente acessíveis como as nossas impressões digitais podem ser.
- Não mudam com a idade, ao contrário do rosto.
- E acima de tudo: o leitor e a autenticação do padrão da veia não requerem sensores caros. Basta uma webcam básica!
Então, depois de dedos, olhos e rostos, é hora de dar lugar às veias... pelo menos até que os hackers encontrem uma fraqueza!
Ideia Central
Porquê continuar a inserir uma palavra-passe ou código para ser identificado ou para pagar? Quando agora pode autenticar-se com um simples gesto, usando a ponta do dedo, a cara ou a íris... e até mesmo o seu padrão de veias.