
Realidade Aumentada
Um dia, todos os retalhistas têm uma solução de realidade aumentada!
Embora a quarentena causada pela Covid-19 possa ter posto um travão à atividade económica, deu claramente um impulso à adoção de ferramentas digitais, de teletrabalho, de videoconferência e de realidade aumentada. A realidade aumentada faz cada vez mais parte das nossas vidas, tanto para satisfação dos retalhistas como dos clientes.
Como funciona a realidade aumentada?
Para não entrar em detalhes demasiado técnicos, digamos apenas que a realidade aumentada pode ser definida como a sobreposição do virtual ao real. Para funcionar, requer um smartphone, um tablet ou um par especial de óculos. Pode encontrá-la tanto na caixa dos seus cereais favoritos para fazer a mascote ganhar vida, como nos capacetes de unidades militares para ajudar os soldados a obter informações em tempo real sobre o ambiente em que se encontram. Não deve ser confundida com a realidade virtual, que mergulha os utilizadores num mundo inteiramente virtual para entretenimento, para formação ou para dar a espreitar a sua futura cozinha ou o planeta Marte.
Catálogos personalizados e orientados por dados.
Já sabíamos que os dados nos podiam ajudar a gerir os nossos roupeiros e, agora, podem ajudar-nos a sonhar com papel brilhante. Foi em 2018 que a marca de pronto-a-vestir CYRILLUS chegou às capas dos media ao lançar uma experiência nunca antes vista no palco global: o catálogo em papel 100% personalizado. Este catálogo inteligente, feito por medida, foi criado com dados relativos à jornada de cada cliente: histórico de compras, atividade online, compras... tudo o que sabiam sobre o cliente foi usado para esta criação. Como resultado, dos 100.000 catálogos impressos, 80.000 foram personalizados. Em 2020, há mais uma marca de pronto-a-vestir que optou por misturar IA e catálogos. La BLANCHE PORTE, a marca de moda e decoração de interiores, testou um novo catálogo numa amostra de 50.000 clientes na casa dos 50.
Quem está hoje a usar a realidade aumentada?
Se no início, a realidade aumentada era vista como um gadget ou uma nova forma de entretenimento, agora encontrou o seu lugar, particularmente no retalho, onde pode melhorar a experiência do cliente. O melhor exemplo é, sem dúvida, a L'OREAL. A empresa de cosméticos cedo percebeu o potencial de marketing ao desenvolver apps que permitem aos clientes experimentar diferentes tons de batom, base e, mais recentemente, cores de cabelo, usando a câmara do smartphone. Melhor ainda, a marca francesa, que viu as vendas aumentarem 8% em 2019, estima que este crescimento se deve, em grande parte, às vendas online, e portanto, à realidade aumentada que permite aos clientes experimentarem antes de comprarem. Mas estas interações podem ir ainda mais longe.
Como é que a realidade aumentada cria proximidade?
Pode parecer paradoxal, mas a realidade aumentada, longe de ser uma segunda escolha na relação com o cliente, está a conseguir conciliar o melhor dos dois mundos. É fácil para os consumidores de hoje 'convidarem' uma marca ou um profissional para a sua casa sem que seja demasiado invasivo. Muito pelo contrário, porque com a ajuda da realidade aumentada, o profissional tem as condições perfeitas para discutir, explicar e demonstrar produtos. "Ainda melhor do que se estivesses lá!". Este é o slogan da STREEM, um dos principais players do mercado. Esta empresa americana desenvolve apps e ferramentas para todo o tipo de negócios. Desde diagnósticos remotos e reparações para fabricantes e instaladores de equipamentos eletrónicos, até relatórios de sinistros para companhias de seguros, incluindo inventários para propriedades de aluguer. A realidade aumentada significa que a distância não é uma barreira e o tempo valioso é poupado... fazendo, assim, poupanças consideráveis.
Da realidade aumentada ao aumento das vendas.
Para além da resolução de problemas e das inspeções, a tecnologia, que está constantemente a melhorar a sua funcionalidade, conseguiu agora fundir a procura (a partir de casa) com a oferta (do retalhista). Podemos mostrar a casa de banho que queremos remodelar, verificar os azulejos disponíveis na loja, ver como ficam, e descobrir o custo usando uma ferramenta de medição, deteção de cores e reconhecimento de formas. A tecnologia está pronta e os consumidores estão mais bem equipados e têm cada vez mais experiência com estas novas ferramentas. Os retalhistas e os pontos de venda poderão, em breve, desenvolver as suas gamas e entrar no mundo do «comércio aumentado».
Ideia Central
A realidade aumentada não é um gadget. Impulsionada pelo processo tecnológico e pela compra de equipamentos domésticos, está a criar novos hábitos junto dos consumidores, bem como a trazer perspetivas entusiasmantes para os retalhistas. Preparem-se para as receitas aumentadas!
USAMOS COOKIES PARA MELHORAR A SUA EXPERIÊNCIA NO NOSSO SITE.
Os cookies ajudam a melhorar a navegação no site, personalizar a sua visita e dar acesso a funcionalidades de redes sociais. Assim, em oney.pt estes são os cookies que utilizamos: cookies essenciais que asseguram o bom funcionamento do site e da sua navegação, garantindo uma ligação segura. Sem eles a navegação no site, a visualização correta dos conteúdos ou a realização de ações pode ficar comprometida. Cookies analíticos e de experiência, usados para monitorizar a navegação, ajudando-nos a melhorar a experiência do site. Cookies de publicidade que ajudam a que tenha uma experiência de navegação personalizada, com conteúdos adaptados às suas preferências, e cookies de social media que lhe permitem usar funcionalidades de redes sociais, como a partilha de conteúdos, ou a personalização da sua Área Cliente.
Consente a utilização destes cookies?
Para saber mais sobre o que são cookies e/ou mais pormenores sobre como os utilizamos, por favor, consulte a nossa Política de Utilização de Cookies.

NAVEGAR EM SEGURANÇA E COM TRANQUILIDADE.
Estes cookies são fundamentais ao bom funcionamento do nosso site e à sua navegação. Estes cookies permitem identificar as condições de sessão do utilizador, ajustando a sua experiência à medida que navega no site e concedendo o acesso a áreas seguras do site. Este tipo de cookie é válido até 380 dias.
Sem estes cookies a navegação neste site não é permitida e/ou não consegue visualizar corretamente os conteúdos ou realizar ações.
- Nome: ONEY_TERMS_COOKIE_v3.1
- Servico: Oney
- Tipo: Proprio
- Validade: 380 dias
- Descrição:
- Nome: ASP.NET_SessionId
- Servico: ASP.NET
- Tipo: Proprio
- Validade: Eliminado quando o navegador é fechado
- Descrição: Este é um cookie de sessão utilizado pelo ASP.NET para armazenar um identificador único para uma sessão de utilizador, garantindo a continuidade da interação do utilizador com a aplicação web.
- Nome: blockCookiesAnalytics
- Servico: Oney
- Tipo: Proprio
- Validade: 170 dias
- Descrição: Estes cookies essenciais são criados quando o utilizador decide que tipo de cookies são autorizados.
- Nome: blockCookiesAdvertising
- Servico: Oney
- Tipo: Proprio
- Validade: 170 dias
- Descrição: Estes cookies essenciais são criados quando o utilizador decide que tipo de cookies são autorizados.
- Nome: blockCookiesSocialMedia
- Servico: Oney
- Tipo: Proprio
- Validade: 170 dias
- Descrição: Estes cookies essenciais são criados quando o utilizador decide que tipo de cookies são autorizados.
- Nome: ONEY_FE
- Servico: Oney.pt
- Tipo: Proprio
- Validade: Eliminado quando o navegador é fechado
- Descrição:
NAVEGAR É AJUDAR A MELHORAR.
Através da recolha de informação sobre como os utilizadores navegam no nosso site, estes cookies permitem-nos monitorizar a performance do nosso site, para conseguirmos sempre melhorá-la, assim como personalizar a experiência dos utilizadores. Este tipo de cookie é válido até 170 dias.
Os Cookies Analíticos e de Experiência estão desativados
Lamentamos não poder contar consigo na otimização da experiência de navegação dos utilizadores no nosso site.
Por forma a respeitar as suas preferências, vamos considerar a informação relativa aos cookies que desativou nas suas próximas visitas a oney.pt. A qualquer momento pode ativar os cookies e desfrutar de uma melhor experiência de navegação.
- Nome: SC_ANALYTICS_GLOBAL_COOKIE
- Servico: Sitecore
- Tipo: Proprio
- Validade: 170 dias
- Descrição: Este cookie é utilizado pela Sitecore Experience Platform para rastrear visitas anónimas de utilizadores a um site, a fim de gerar relatórios analíticos e melhorar a experiência do utilizador.
- Nome: _ga
- Servico: Google LLC
- Tipo: Terceiro
- Validade: 404 dias
- Descrição: O Google Analytics utiliza cookies para rastrear o comportamento dos utilizadores no site e gerar relatórios estatísticos. Isto ajuda os proprietários do site a compreender como este é utilizado e a melhorar a experiência do utilizador.
- Nome: _gid
- Servico: Google LLC
- Tipo: Terceiro
- Validade: 4 dias
- Descrição: O Google Analytics utiliza cookies para rastrear o comportamento dos utilizadores no site e gerar relatórios estatísticos. Isto ajuda os proprietários do site a compreender como este é utilizado e a melhorar a experiência do utilizador.
- Nome: _gat
- Servico: Google LLC
- Tipo: Terceiro
- Validade: 3 dias
- Descrição: O Google Analytics utiliza cookies para rastrear o comportamento dos utilizadores no site e gerar relatórios estatísticos. Isto ajuda os proprietários do site a compreender como este é utilizado e a melhorar a experiência do utilizador.
- Nome: MUID
- Servico: Microsoft Ads
- Tipo: Terceiro
- Validade: 394 dias
- Descrição: O cookie de rastreamento do identificador de utilizador da Microsoft é utilizado pelo Bing Ads. Pode ser definido por scripts incorporados da Microsoft e acredita-se amplamente que seja sincronizado entre vários domínios da Microsoft, permitindo o rastreamento do utilizador.
- Nome: MR
- Servico: Microsoft Clarity
- Tipo: Terceiro
- Validade: 10 dias
- Descrição: Utilizado pelo Microsoft Clarity para indicar se o MUID deve ser atualizado.
- Nome: _clsk
- Servico: Microsoft Clarity
- Tipo: Terceiro
- Validade: 369 dias
- Descrição: Conecta várias visualizações de página por um utilizador numa única gravação de sessão do Clarity.
- Nome: _hjSessionUser
- Servico: Hotjar
- Tipo: Terceiro
- Validade: 1 ano
- Descrição: Este cookie é utilizado pelo Bing para determinar que anúncios devem ser exibidos, de forma a serem relevantes para o utilizador que está a navegar no site. 4o
- Nome: SM
- Servico: Microsoft Clarity
- Tipo: Terceiro
- Validade: Eliminado quando o navegador é fechado
- Descrição: Este cookie é instalado pelo Clarity e é utilizado para armazenar informações não pessoalmente identificáveis. Também é usado para sincronizar o MUID (ID de utilizador único da Microsoft) entre os domínios da Microsoft.
- Nome: CLID
- Servico: Microsoft Clarity
- Tipo: Terceiro
- Validade: 369 dias
- Descrição: Identifica a primeira vez que o Clarity registou este utilizador em qualquer site que utilize o Clarity.
NAVEGAR EM BOA COMPANHIA.
Estes cookies contêm informações sobre como os utilizadores usam o site, bem como sobre qualquer publicidade que tenham visto até visitarem o nosso site. A tecnologia que utilizam permite criar um perfil de interesses dos visitantes, possibilitando a exibição de anúncios que lhes possam ser relevantes neste ou noutros sites parceiros. Estes cookies são válidos até 170 dias.
Os Cookies de Publicidade estão desativados
Sem eles a sua experiência de navegação não é a mais ajustada às suas preferências, não nos sendo possível adequar a apresentação de produtos ou serviços que melhor corresponde ao seu perfil.
Por forma a respeitar as suas preferências, vamos considerar a informação relativa aos cookies que desativou nas suas próximas visitas a oney.pt. A qualquer momento pode ativar os cookies e desfrutar de uma melhor experiência de navegação.
- Nome: MSPTC
- Servico: Microsoft Ads
- Tipo: Terceiro
- Validade: 1 ano
- Descrição:
- Nome: _uetsid
- Servico: Microsoft Ads
- Tipo: Terceiro
- Validade: 4 dias
- Descrição: Este cookie é utilizado pelo Bing para determinar que anúncios devem ser exibidos, de forma a serem relevantes para o utilizador que está a navegar no site. 4o
- Nome: SRM_B
- Servico: Microsoft Ads
- Tipo: Terceiro
- Validade: 394 dias
- Descrição: Este cookie é instalado pelo Microsoft Bing e identifica navegadores web únicos que visitam sites da Microsoft.
NAVEGAR E PARTILHAR.
Estes cookies são de terceiros e estão associados a funcionalidades de partilha, nas suas redes sociais, de páginas e conteúdos do nosso site que considere interessantes, bem como de personalização da sua Área Cliente. Este tipo de cookie é válido até 170 dias.
Os Cookies de Social Media estão desativados
Sem eles as funcionalidades de partilha de conteúdos nas redes sociais e de personalização da Área Cliente ficam desativadas.
Por forma a respeitar as suas preferências, vamos considerar a informação relativa aos cookies que desativou nas suas próximas visitas a oney.pt. A qualquer momento pode ativar os cookies e desfrutar de uma melhor experiência de navegação.
- Nome: _fbp
- Servico: Facebook Pixel
- Tipo: Terceiro
- Validade: 93 dias
- Descrição: Cookie de publicidade de primeira parte do Facebook Pixel. Utilizado pelo Facebook para rastrear visitas entre sites e fornecer uma série de produtos publicitários, como lances em tempo real de anunciantes terceiros.
Consente a utilização destes cookies?
Para saber mais sobre o que são cookies e/ou mais pormenores sobre como os utilizamos, por favor, consulte a nossa Política de Utilização de Cookies.