Reconhecimento de Voz

Um dia, pagamos com a nossa voz!

 

Após pagamentos contactless, utilizando uma impressão digital ou com reconhecimento de íris, agora é a vez da voz. A GOOGLE e a AMAZON já testam e usam reconhecimento de voz há algum tempo. O #oneday conta-lhe tudo!

 

O que é o reconhecimento vocal?

Smartphones, dispositivos conectados, televisões, carros, assistentes... O reconhecimento vocal é agora parte integrante do nosso dia-a-dia. Em 2019 foram vendidos mais de 146 milhões de colunas inteligentes em todo o mundo... são 70% mais do que em 2018. Começar uma frase com "OK Google", "Hey Siri" ou "Alexa" tornou-se perfeitamente natural. E não escapou aos GAFAM e aos retalhistas, que viram uma oportunidade adicional de desenvolver experiências com os clientes em torno do que hoje se chama Voice Commerce. Mas para aperfeiçoar a experiência, tudo o que faltava até agora era o último passo nas compras por voz: o pagamento..

 

O pagamento de voz está aqui!

E o primeiro a arrancar é a AMAZON! Desde o final de 2019, os utilizadores indianos de colunas inteligentes Echo Dot têm conseguido pagar as suas contas de televisão por cabo, internet, gás, eletricidade e telemóvel por comando de voz usando a AMAZON PAY, a carteira digital da marca. Escolher a Índia para desenvolver e implementar esta nova funcionalidade não é coincidência. Em 2017, o país lançou uma vasta política de desmaterialização, com o objetivo de eliminar todas as notas de papel. A escolha tem sido rentável, uma vez que a empresa de Jeff Bezos viu o seu número de utilizadores aumentar três vezes. Tantos novos potenciais clientes cativos para os seus produtos e mercado!

 

Pagamento de reconhecimento vocal: Agora é a vez do GOOGLE!

Claramente, o outro gigante do mercado de assistentes de voz não podia ficar sentado a ver. O GOOGLE respondeu permitindo que o Voice Match, uma funcionalidade que pode identificar até 6 vozes por altifalante, seja equipada com uma função de pagamento. Atualmente a ser testado nos EUA, o pagamento por voz da empresa Mountain View é do interesse principal das pessoas que usam dispositivos conectados que não têm uma câmara integrada ou leitor de impressões digitais. Em termos de segurança, a opção de pagamento por voz não pode ser configurada até que tenha sido ativada pelo titular da conta GOOGLE utilizando a sua senha de segurança. E para evitar inconvenientes ou pedidos repetidos inesperados, o número de compras por dia e o valor gasto podem ser limitados. E isso é reconfortante.

 

O pagamento por voz estará em todo o lado em breve?

Certamente. A história dos métodos de pagamento ensinou-nos que todas as inovações que se movem para a fluidez e simplicidade tornam-se essenciais na jornada do cliente. Se precisar de ser convincente, basta ver como a ausência de pagamento sem contacto é agora vista como um inconveniente no ponto de pagamento. Tanto mais que no contexto da pandemia, não ter de tirar a carteira ou tocar no terminal de pagamentos pode ser visto como reconfortante. Num futuro próximo, é uma forte oportunidade de que o reconhecimento vocal dê voz a todos os compradores!

Ideia Central

Já está! O pagamento por voz é uma realidade. Em breve, em poucas palavras, não só poderemos fazer as nossas compras, mas também pagá-las em total segurança. Este é um grande passo em frente na fluidez da experiência do cliente... e mais uma prova da omnipotência dos GAFAM no sector do comércio eletrónico.