Recuperação de Resíduos

Um dia, os mercados em segunda mão são geridos automaticamente.

 

Carros, roupas, decoração, equipamentos desportivos e bricolage... o mercado em segunda mão conquista novos adeptos todos os dias. Mas entre escrever o anúncio, decidir um preço justo e, em seguida, a incerteza do comprador sobre a condição e o valor real do item, o mercado de segunda mão ainda é visto como amador. Mas a inteligência artificial pode muito bem mudar isso!

 

Inteligência artificial: um parceiro comercial inestimável!

A AI está absolutamente em toda a parte. Basta olhar para o setor da moda ou a publicação de catálogos. Agora está a entrar no mercado de segunda mão. E com uma estimativa de € 50 bilhões em 3 anos, é certamente tentador. Na Suécia, investigadores desenvolveram um algoritmo capaz de passar em revista centenas de milhões de pequenos anúncios. Da foto à descrição e ao preço ... a A.I. aprende a reconhecer objetos e associar um valor de acordo com as suas características e o seu grau de desgaste. Assim, amanhã poderia simplesmente tirar uma foto do seu casaco ou da sua bicicleta e o software seria capaz de esboçar um anúncio curto, claro, relevante e fixar um preço justo em relação ao que está no mercado. Isto não simplificará apenas o processo de venda, mas também tranquilizará os potenciais compradores quanto ao valor preciso dos itens.

 

Com a inteligência artificial, o Facebook está a criar um comércio online permanente.

Embora a publicidade continue a ser a principal fonte de receitas do FACEBOOK, o gigante das redes sociais também pretende desempenhar um papel significativo no e-commerce. Já presente com os seus marketplaces online, o dono do WHATSAPP e do INSTAGRAM pretende agora tornar cada produto visível nas suas plataformas disponível para compra. É por isso que desenvolveu a GROKNET. Um sistema de machine learning capaz de identificar dezenas de milhares de características a partir de uma simples imagem de produto. Do tamanho à marca, da cor à condição, o software reconhece, categoriza e produz uma breve descrição para vender o produto. Se essa tecnologia possibilitar a criação de pequenos anúncios prontos com rapidez e eficiência, será também do interesse dos profissionais.

 

Inteligência artificial na vanguarda do Comércio Social.

Poupa tempo e é mais eficiente para empresas que já não vão precisar de fazer upload de fotos dos seus produtos para gerar descrições relevantes e calibradas para SEO. Mas o FACEBOOK vai ainda mais longe ao combinar tecnologias. A empresa pretende combinar reconhecimento de imagem com realidade aumentada e assistentes virtuais. Portanto, no futuro, através do seu smartphone ou tablet, poderá receber uma parka do tamanho perfeito de uma de suas marcas favoritas para enfrentar o clima que parece prestes a mudar nos próximos dias. E porque não um sofá novo que combina com a sua sala a tempo da festa que vai dar na próxima semana e que está convenientemente disponível nas proximidades? Uma experiência de compra totalmente nova que é decididamente social. O e-commerce continua a surpreender-nos.

Ideia Central

O mercado em segunda mão está a crescer. E com a inteligência artificial, poderá tornar-se mais acessível, fácil, racional e, portanto, tranquilizador. Isto vai dar confiança a quem tem interesse ou está a investir, e também aos distribuidores.