Terminais de Pagamento em Smartphones

UM DIA, os nossos smartphones são terminais de pagamento contactless.

 

Cada vez mais convenientes e seguros, os métodos de pagamento estão em constante mudança. Mas, e quanto a receber pagamentos? Com o desenvolvimento do chamado sistema "tap on phone", no futuro todos os smartphones poderão ser transformados num terminal de pagamento num piscar de olhos. Isto facilitará ainda mais o desenvolvimento do micro-comércio.

 

Amanhã, todos nós poderemos aceitar pagamentos contactless como o nosso smartphone.

É um eufemismo dizer que os telemóveis mudaram radicalmente as nossas vidas e a nossa relação com o pagamento e com o dinheiro em geral. Embora tenham, naturalmente, simplificado pagamentos, bem como transferências e troca de fundos, a dimensão da cobrança de pagamentos continuava em falta. Impulsionado pela Samsung, Visa e INGENICO, entre outros, isso foi agora alcançado. É um passo em frente que poderia facilitar a vida a milhões de comerciantes em todo o mundo e ao mercado de vendedores ocasionais.

 

Descubra o smartphone que também é um terminal de pagamentos.

Nos mercados emergentes, estima-se que só as pequenas e microempresas gerem 40% do PIB dos respetivos países. Mas com uma taxa de equipamento muito baixa, apenas 10% consegue processar pagamentos digitais. Para responder a estas necessidades crescentes, a SAMSUNG, em parceria com a VISA, revelou no início do ano um novo smartphone dedicado aos profissionais e mais amplamente a quem trabalha no campo. Denominado Galaxy Xcover Pro, este robusto telefone de 6.3 polegadas é resistente à água e ao pó, tem uma bateria removível e recarregável e um ecrã que pode ser usado mesmo quando se usa luvas. Mas a sua maior força está no interior: tem um terminal de pagamento NFC que pode aceitar pagamentos sem contacto sem necessidade de software adicional. A partir de 450 euros, é uma solução muito acessível para milhões de retalhistas. 

 

E se todos os telefones se tornassem terminais de pagamento?

Porque não? De qualquer forma, essa é a ambição do INGENICO, um dos líderes mundiais em soluções de pagamento integradas. Em 2019, esta empresa francesa introduziu o conceito de aplicação "tap on phone". Desta vez não há necessidade de um dispositivo dedicado. A aplicação pode ser descarregada por qualquer utilizador de smartphone. O comerciante simplesmente colocaria o cartão de crédito no telefone para que a app pudesse detetar o número. Para validar e garantir o pagamento, o cliente deve então introduzir o criptograma de 3 dígitos na parte de trás do cartão. Por enquanto, a aplicação está apenas na fase preliminar. Se visse a luz do dia, reduziria, naturalmente, os custos e investimentos associados à criação e desenvolvimento de atividades comerciais. Mas não há dúvida de que também daria um sério impulso à tendência "amanhã, somos todos retalhistas" que já é impulsionada por plataformas colaborativas e soluções de drop shipping.

Ideia Central

Pagamentos contactless: um movimento cada vez mais difundido que poderia "sair" dos pontos de venda e ser acessível a pequenas empresas e até mesmo a particulares. Isto tornará mais fácil e seguro a introdução de um inovador terminal de pagamentos, e continuará também a esbater as fronteiras entre profissionais e amadores.