Teste o seu negócio
UM DIA, é fácil testar o seu negócio antes de lançá-lo.
O empreendedorismo está em altas! No ano passado, só em França, mais de 690.000 negócios foram criados – foi um aumento de 17% relativamente ao ano anterior. Já em Portugal, em 2018 foram criadas 45.901 empresas e, em setembro de 2019, os novos nascimentos já superavam 37.500.
E a verdade é que estes números estão a crescer um pouco por toda a Europa. Mas começar é fácil, já manter o negócio é um pouco mais difícil. Algumas ideias de negócio parecem ótimas na teoria, enquanto a transição para a realidade é outra história. É a partir desta premissa que surgiu a ideia de testar o negócio, antes de o começar.
Será que a minha ideia encontra o seu espaço no mercado?
“Será que fui feito para isto?” ou “Será que os meus preços vão dar lucro?”, estas são algumas das questões que os empreendedores já conseguem ter resposta, ao alugarem uma loja.
A ideia é simples: aproveitar localizações para este fim durante algumas horas, semanas ou meses, no coração de um centro da cidade. São meios para testar uma ideia e ter alguma publicidade, sem estar preso a um contrato de aluguer a longo prazo. Claramente, há espaço para todos.
Por 4 horas ou por 6 meses…
APPEAR HER e THE STORE FRONT são algumas empresas que oferecem milhares de espaços de retalho para aluguer. De uma pequena boutique a salas de exposições, restaurantes com cozinhas totalmente equipadas, bancas de mercado e até terraços… Paris, Londres, Milão e Nova Iorque, estes novos intermediários oferecem espaços de retalho de alta qualidade para qualquer marca, sejam grandes ou pequenas, por algumas horas ou por 6 meses. Para os inquilinos a fórmula é simples e sem surpresas: os preços estão no site e há uma equipa que ajuda com quaisquer dúvidas que possam ter. O mesmo aplica-se aos donos das propriedades: o custo do serviço é à volta de 15% do preço de aluguer. É uma fórmula que dá novamente vida ao retalho.
O objetivo é revitalizar os centros das cidades.
A FÉDÉRATION DES BOUTIQUES À L’ESSAI (Federação de Lojas Pop-Up) foi lançada em 2013, em França. Esta associação junta quase 100 cidades e vilas que oferecem aos criadores de negócio a oportunidade de testar o seu conceito nos centros das cidades. Com a ajuda desta parceria público-privada, é dado ao “empreendedor” as premissas de uma renda reduzida (à volta de 30% menos do que o preço de mercado), assim como apoio jurídico e suporte de negócio por um período fixo. E resulta! De acordo com a Federação, à volta de 50% dos “empreendedores” concretizam os seus conceitos de negócio.
Isto causa um efeito positivo no número de visitantes dos centros das cidades e tem o efeito de multiplicação, já que negócio gera negócio e outras lojas começam a estabelecer-se. Esta fórmula de “testar e aprender” permite às pessoas ousar em tentar e, provavelmente, levará a novos formatos e a novos conceitos de lojas.
Ideia Central
Antes, era preciso investir em premissas de retalho sem saber se a sua ideia iria ou não resultar. Agora, pode alugar espaços de qualidade por pouco tempo e testar o seu conceito sem riscos. Esta é a situação onde tanto os retalhistas como o consumidor ficam a ganhar.