Vendas ao Domicílio

Um dia, vamos gostar de receber um vendedor à nossa porta.

 

A venda ao domicílio está ultrapassada e é um embuste? De modo algum! Esqueça o vendedor de enciclopédias, o vendedor de tapetes e os tachos e panelas, na era da web e experiência do cliente, os negócios de venda em casa estão a mudar e podem fazer a diferença para determinados alvos e mercados. Truz truz, é o serviço de venda em casa!

 

Pesquisa, venda e serviços em casa.

Todos nós já tivemos de lidar com ele a dada altura. O famoso vendedor itinerante que toca à porta a tentar vender-nos livros "essenciais para as nossas coleções", vinhos de um "produtor que está a chegar", vidros duplos e caldeiras que prometem "um inverno quente e grandes poupanças". Estas são todas ofertas "tentadoras" que nós recusamos no tempo que leva para fechar a porta. Não fica por aqui. Embora a venda porta-a-porta seja por vezes considerada uma fonte de possíveis fraudes, também é estritamente regulamentada, particularmente em França pela Lei Hamon de 2014. Mas se tiver tanta má reputação, porque persiste?

 

A venda em casa tem futuro na era da internet?

Bem podemos perguntar-nos numa altura em que bastam alguns cliques para encontrar produtos, informações e opiniões sobre absolutamente tudo. E, no entanto, embora a crise do COVID-19 nos tenha mostrado que é possível fazer (quase) tudo sem sair de casa, revelou também a angústia e o isolamento de certos sectores da população. Em França, o analfabetismo digital, conhecido como o fosso digital, afeta quase 13 milhões de pessoas, das quais 6,7 milhões nunca se ligam à internet. Nos EUA estamos a falar de 50 milhões de indivíduos. Estes são os tipos de pessoas que podem apreciar a visita de um vendedor esclarecido, competente e útil.

 

Venda em casa para quem? E para quê?

Obviamente, o toque inesperado na campainha sempre foi considerado um incómodo e pode até ser ameaçador. No entanto, quando se espera, a reação é bem o oposto. Basta ver como estamos felizes em dar as boas-vindas à entrega de pizzas ou ao reparador de smartphones. Nesta última categoria, reparando os nossos adorados dispositivos conectados, os players estão a aumentar. MYREDGO ou CAPTAIN REPAIR em França; SPAZEME na Índia; e SQUARETRADE em Nova Iorque... em casa, no escritório, no café da esquina... todos entendem que a melhor maneira de ganhar os clientes ainda é sair e conhecê-los. É um princípio que outros players já estavam de olho...

 

Oculista em casa: um exemplo a seguir.

Em 2019, a marca francesa OPTIC 2000 (que tem 1.200 pontos de venda) lançou o seu serviço em casa. A ideia: chegar a sua casa gratuitamente (tendo marcado uma consulta por telefone) para que os clientes possam experimentar óculos e molduras, testar a sua visão e encontrar o equipamento que melhor lhes convenha. Não é de estranhar que o serviço tenha encontrado o seu público entre os idosos e os que têm mobilidade reduzida. Embora esta abordagem envolva obviamente custos adicionais para o oftalmologista, permite-lhes criar ligações e, sem dúvida, aumentar a fidelização com o cliente. Este não é um ponto insignificante, especialmente na era da videoconferência e do rápido desenvolvimento da realidade aumentada.

Ideia Central

Será que as longas e depreciadas visitas domiciliárias de vendedores estão a voltar a ser favorecidas? Talvez sim! Agora altamente regulado, as vendas ao domicílio têm a vantagem de chegar a uma parte da população que por vezes é desligada do mundo digital e também provou ser gratificante tanto para a marca como para o cliente na criação de ligação.