Viagens Ecológicas
Um dia, todas as nossas viagens são verdes.
O nosso planeta nunca foi tão pequeno. Com a explosão dos transportes e a queda dos preços, o número de viagens aumentou… e a poluição também. Perante este problema, as inovações nos transportes estão a florescer. Por uma viagem mais verde.
Transportes representam 1/4 das emissões globais de carbono.
O dedo é frequentemente apontado ao setor dos transportes, responsável por perto de 25% de todas as emissões de carbono a nível global (Fonte: Agência Internacional da Energia). Camiões e carros contribuem para um quarto destas emissões, barcos e aviões representam o restante (11% e 12%, respetivamente).
Para combater esta poluição, companhias aéreas de todo o mundo estão a financiar um programa de compensação de emissões de carbono, chamado Corsia. Com o seu lançamento, em 2020, o programa procura angariar nada menos do que 40 mil milhões de dólares até 2025, que podem ser investidos em projetos de reflorestação. Mas outras alternativas ecológicas estão já em marcha.
4500 Kms em 45 minutos…sem poluição!
É este o conceito do Hyperloop, da autoria de Elon Musk, fundador da Tesla, com o qual pretende lançar a quinta revolução dos transportes (depois do barco, do comboio, do carro e do avião). A ideia: criar uma rede de tubos gigantes nos quais cápsulas vão circular sobre almofadas de ar, alimentadas por um campo magnético. O sistema poderia alcançar 1.120 Km/h…com um baixo custo energético devido aos painéis solares instalados nos tubos. Trata-se de um sério empreendimento. Os testes já estão a decorrer e os primeiros exemplos podem ser observados na Eslováquia, na Coreia do Sul e nos Emirados Árabes Unidos.
Na água também…
No que diz respeito a viagens zero carbono, os barcos não ficam para trás. O iate Impacto Solar, o barco Archinaute e o catamarã Energy Observer disponibilizam 3 alternativas verdes ao combustível fóssil. Operando, respetivamente, com energia solar, vento e hidrogénio, estes três protótipos, que estão na fase de investigação e testes, podem vir a ser utilizados tanto no transporte de mercadorias como no de passageiros.
Crédito Imagem: Archinaute / KA Studio
Ideia Central
Com a atual crise de consciência e os avanços tecnológicos, o setor dos transportes está a reinventar-se. Mais rápido, mais consciente, mais fiável… Estes novos meios de transporte são impressionantes máquinas de sonho que podem impactar setores inteiros da nossa economia (carga, turismo, mobilidade)… E, quem sabe, impulsionar o crescimento que está atualmente adormecido?