Proteger as Florestas: Pequenos Gestos

Sim, pequenos gestos quotidianos podem ter grande impacto. Saiba como proteger as florestas.

 

Sabia que as árvores e solos são a forma mais eficaz de retirar CO2 da atmosfera? E sabia que, segundo a Greenpeace, ao longo dos últimos anos, cerca de 80% das florestas mundiais foram destruídas ou comprometidas? Mas não é só: a destruição das florestas é responsável por cerca de 20% das emissões de dióxido de carbono. Logo, proteger as florestas é urgente. E responsabilidade de cada um de nós. Na verdade, pequenos gestos podem ter grande impacto na preservação e proteção das florestas.

Sem as florestas, não teríamos ar puro, nem água potável, nem muitos dos alimentos que precisamos para viver. Elas são essenciais para a nossa sobrevivência. Não é por acaso que lhes damos o nome de "pulmões do mundo". É nossa obrigação preservá-las. Então, o que podemos fazer?

A União Europeia quer plantar três mil milhões de árvores até 2030, no âmbito da sua Estratégia Florestal e também com a missão de cumprir os objetivos do Green Deal. Esta nova floresta vai permitir absorver mais gases com efeito de estufa e reduzir a poluição na UE em pelo menos 55% até 2030, em relação aos níveis de 1990. 

Mas como garantir que este número tão grande de árvores serão mesmo plantadas? Foi exatamente para isso que a Comissão Europeia criou, juntamente com a Agência Europeia do Ambiente, a aplicação MapMyTree: um contador” em tempo real (lançado em 9 de dezembro de 2021). Até ao momento (15 de março de 2023) já foram plantadas 9.452.841 árvores. Só em Portugal foram plantadas 176.326 árvores.

Mas não é só a União Europeia que pode contribuir. Se quer proteger as florestas, comece com pequenos gestos hoje mesmo. 

Deixamos aqui algumas dicas do que pode fazer no seu dia a dia.

Evite imprimir

Quanto menos imprimir, menos papel gasta. Logo, menos árvores vão ser abatidas para a produção de papel.

Utilize a 100% as folhas de rascunho e os cadernos

Se utilizar cadernos ou precisar de imprimir um documento, utilize as folhas na sua totalidade, ou seja, todas as páginas e de ambos os lados.

Escolha a fatura digital

Tem os bolsos das calças ou a mala cheia de faturas? Tem dossiers cheios de faturas de água, gás, eletricidade, operadora de telecomunicações? Sempre que possível, escolha as faturas em formato digital, seja de um restaurante ou de serviços. E, lembre-se, se for cliente Oney deve optar pelo extrato digital. Basta escolher a opção na sua Área Cliente.

Opte por livros de bibliotecas ou digitais

Adora devorar um bom libro? Não precisa de abdicar desse prazer. Se prefere ler em papel, pode sempre recorrer a uma biblioteca ou à troca de livros com amigos ou em clubes de leitura. Pode também começar a fazê-lo através de um suporte digital, como um Kindle.

Troque os lenços de papel por lenços de pano

No tempo dos nossos avós, era comum andar com um lenço de pano no bolso. Infelizmente, foi um hábito que se perdeu, mas que pode ser rapidamente recuperado, especialmente no inverno, com o pico da estação gripal. Prefira um lenço de pano ao uso de lenços de papel.

Use fraldas reutilizáveis

Atualmente existem no mercado fraldas reutilizáveis que garantem que o bebé esteja limpo, confortável e sem assaduras. Ao mesmo tempo, protege o planeta.

Esqueça os pensos e tampões

Também já existem soluções alternativas, como o copo menstrual ou as cuecas para menstruação.

Reutilize as embalagens de papel e cartão

Por exemplo, se recebeu uma encomenda em casa, não deite fora a caixa de cartão. A caixa pode ser útil para outras funções: guardar objetos em casa ou servir para brincadeiras dos mais pequenos.

Dê uma nova vida aos móveis

Todos os móveis podem ser recilados e reutilizados. Sabe aquela cómoda da sua avó que já tem alguns riscos? Não deite fora. Recupera-a.

Compre madeira certificada

Precisa mesmo de comprar mobiliário novo? Certifique-se de que se trata de um negócio sustentável e que preserva a floresta de acordo com a lei nacional.

Cuide das florestas

Não deite lixo para o chão, não realize abates ilegais ou queimadas não controladas, que podem transformar-se em incêndios. Siga as regras definidas pelo Governo, como a limpeza de terrenos dentro dos prazos estipulados.

Apoie associações de proteção das florestas

Todas as associações que precisam de voluntários, incluindo as associações de proteção das florestas. Dá o teu contribuito e faz a diferença. 

Plante uma árvore

E, sim, pode dar o seu contributo para a reflorestação, que é uma das principais formas de combater as alterações climáticas.