Economia Circular: Descubra Tendências de Consumo Europeias

Maioria dos portugueses estão dispostos a mudar os seus hábitos de compra em nome da sustentabilidade

 

Dedicada à economia circular, a segunda edição do Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra revela que os europeus se tornaram mais atentos ao seu consumo, aumentando o cuidado em evitar comprar produtos e serviços de que não necessitam, procurando adquirir produtos mais sustentáveis e reduzindo o seu consumo diário. O estudo demonstra que, em 2022, a sustentabilidade dos produtos tem vindo a tornar-se um critério essencial para as compras dos europeus, a par do preço, este último muito reforçado pelo atual contexto económico inflacionista.

O mercado de artigos em segunda mão viu a sua popularidade aumentar 50% no espaço de um ano e metade dos europeus pretendem recorrer mais a esta opção, ao longo deste ano. Para acelerar esta dinâmica, o preço, a confiança e os serviços associados, particularmente em termos de pagamento, revelam ser alavancas fundamentais. 

94% dos portugueses (e 86% dos europeus) dizem estar prontos para mudar o seu consumo diário com o objetivo de proteger o ambiente;

3⁄4 dos europeus (78% dos portugueses) afirmam ter optado por produtos em segunda mão em vez de novos nas compras dos últimos 12 meses, principalmente para a compra de produtos relacionados com mobiliário, lazer e cultura;

Em média, durante um ano, os europeus gastam 301 euros em produtos em segunda mão e 297 euros em produtos recondicionados. Os portugueses são os que mais admitem gastar, com uma média de gastos de 360€ e 322€, respetivamente; 

• 76% dos europeus (78% dos portugueses) admitem que a possibilidade de pagar os produtos em segunda mão de forma fracionada os encorajaria a comprar mais.

Neste estudo, o Oney – especialista em pagamentos e financiamentos ao consumidor e líder em pagamentos fracionados em vários países europeus – analisou uma amostra representativa das populações francesa, espanhola e portuguesa, em parceria com a Harris Interactive. Consulte aqui todos os dados e informações da segunda edição do Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra.

Artigos em segunda mão: Mercado em expansão

Nos últimos 12 meses, dois critérios de compra estão a tornar-se cada vez mais considerados pelos europeus como fatores determinantes no seu consumo: em primeiro lugar o combate ao desperdício (56% a nível europeu e 57% em Portugal) e a sustentabilidade do produto (47% dos europeus e 45% dos portugueses).

E isso também se reflete no crescimento do mercado de artigos em segunda mão. Com 3 em cada 4 europeus a terem optado por um produto em segunda mão em vez de um novo nos últimos 12 meses, a escolha de produtos recondicionados ou em segunda mão é agora um comportamento estabelecido entre os europeus. Um compromisso mais responsável para o planeta, mas também a nível individual, num contexto em que os consumidores têm uma perceção de poder de compra decrescente desde o início do ano. Os franceses são os que mais admitem ter comprado produtos em segunda mão/recondicionados (85%), seguidos dos portugueses (78%) e espanhóis (73%).

No próximo ano, esta tendência deverá continuar a crescer: mais de metade dos europeus quer comprar mais produtos em segunda mão (57% no caso dos portugueses), especialmente nos setores doméstico e de lazer.

Oney, líder em pagamentos fracionados, está pronto para futuro

Enquanto a inflação continua a aumentar, num contexto de perceção de enfraquecimento do poder de compra dos europeus, desde o início do ano, o preço e a durabilidade dos produtos são ainda mais decisivos na decisão de comprar produtos em segunda mão (87% para os portugueses), o apoio ao cliente, a confiança e a qualidade do serviço continuam a ser critérios essenciais. O nosso estudo conclui assim que 76% dos europeus (78% dos portugueses) comprariam mais produtos em segunda mão ou recondicionados se pudessem pagá-los de forma fracionada.

Criador da primeira solução de pagamento fracionado por cartão bancário há 14 anos, e líder em França e em vários outros países europeus, o Oney adaptou as suas soluções a todas as áreas de consumo, em todos os tipos de pontos de venda e em todos os canais de venda.

Para aceder à solução 3x 4x Oney, apenas é necessário ser titular de um cartão bancário de débito ou crédito, Visa ou Mastercard, emitido por uma instituição autorizada a operar em Portugal e com uma validade igual ou superior a trinta dias a contar do termo do prazo de reembolso escolhido. Os pagamentos das prestações são exclusivamente efetuados através de débito no cartão bancário indicado.

 

Consulte aqui todos os dados e informações da edição de Economia Circular do nosso Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra.

 

Consulte aqui todos os dados e informações da primeira edição do nosso Barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra.